"Pois naci nunca vi amor / E ouço del sempre falar. / Pero sei que me quer matar / Mais rogarei a mia senhor
(Dado Villa-Lobos / Renato Russo / Marcelo Bonfá)
Love Song
"Love Song" é a faixa de abertura do quinto disco da banda brasileira de rock Legião Urbana, intitulado V. É, na verdade, um fragmento de "Pois nací nunca vi Amor", cantiga de amor composta em português arcaico na primeira metade do século XIIIpelo trovador Nuno Fernandes Torneol, submetido a um arranjo moderno pelos integrantes do grupo.
Arranjo musical
A faixa é introduzida pelo som tímido de um órgão que, gradualmente, assume uma sonoridade medieval, ao mesmo tempo em que surgem estocadas estridentes de violão elétrico, que passam a dominar a melodia, sobrepondo-se ao som arcaico do órgão com seus modernos toques de rock progressivo.
O início da parte cantada é marcado pela entrada de um conjunto de cordas, que reforçam o contraste entre a gravidade da voz solo de Renato Russo e o coro gregoriano que acompanha ao fundo.
No final, o canto é interrompido subitamente pelo chacoalhar de um pandeiro, que logo cede lugar a umas poucas notas executadas pelo baixo, as quais inauguram a faixa seguinte, "Metal contra as nuvens", à qual "Love Song" serve de prólogo.
O Album
V, grafado em algarismo romano, era o título do quinto álbum da Legião. O flerte que a banda, e especialmente Renato Russo, sempre teve com as estéticas medievais e do romantismo atingiam o ápice. As três primeiras faixas funcionavam realmente como uma introdução do disco. Primeiro, uma vinheta chamada “Love song” abria o álbum cantada em um português arcaico, com vozes dobradas e cobertas de ecos, remetendo a cantos gregorianos. Depois, a suíte em quatro partes, “Metal contra as nuvens”, na qual Renato se tornava o próprio cavaleiro medieval que enfrentava tempestades e dragões, para terminar esperançoso e redentor. A faixa contou com a participação de mais de 40 músicos e arranjo de cordas de Eduardo Souto Neto. A tal tríade da introdução era encerrada pelo tema instrumental “A Ordem dos Templários”.
A seguir, a lentidão proposital e quase lisérgica de “A montanha mágica” a deixava tão arrastada e densa quanto o livro original de Thomas Mann, da qual pegara o nome emprestado. O papel das drogas num mundo (e numa vida) tão cinza é talhado com precisão pela letra de Renato. Acentua-se o viés político neste disco, que já não é contestador e direto quanto outrora, mas, até por isso, parece ser mais cortante. A faixa seguinte, “O teatro dos vampiros”, é uma das obras que melhor define o auge da era Collor, o descrédito, a apatia e a instabilidade, que ainda viriam a ser chacoalhadas pela geração cara-pintada.
Na parte final, o disco se voltava mais para a tensão nos relacionamentos pessoais. “Vento no litoral” era uma das músicas mais bonitas e tristes que a Legião já fizera e contava com a assinatura forte de Bonfá, que havia criado a centelha original da música. Muitas vezes era o baterista quem criava algumas das músicas mais lentas do grupo e Renato fazia graça disso: “O Bonfá faz essas coisas e quem fica com a fama de melancólico sou eu”. Apesar de não ser o responsável “original” pela tristeza de “Vento no litoral”, o vocalista andava profundamente atormentado pelo abreviamento da própria vida, desde que se descobriu, no fim de 1990, portador do vírus HIV. E a saída para tudo parecia estar na idealização de uma vida mais simples, em gestos menos pretensiosos. A faixa seguinte, “O mundo anda tão complicado”, também discorre sobre isso. Para a turnê, a banda preparou aquele que seria seu melhor e mais completo espetáculo. A situação crônica do país fez Renato incluir uma versão de “Carinhoso” nas apresentações, a qual apresentava como “o hino nacional brasileiro”. Mas a série de shows foi interrompida depois do concerto em Natal. Renato estava muito fragilizado emocionalmente e isso o tornava ainda mais propenso aos abusos de álcool e drogas. O que ele já cantara nas letras de Vtomara formas ainda mais reais em sua vida e sua angústia só fazia aumentar. Após os incidentes na turnê, Renato iniciou um novo tratamento de desintoxicação junto a Alcóolicos Anônimos e isso se refletiria em sua vida e obra nos anos seguintes.
Fonte: http://pt.wikipedia.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Comenta ai !!!